Bolinho vegano de cacau e abobrinha

006Sim gente, abobrinha! Quando eu comecei a testar receitas de bolos e pães sem glúten, logo me deparei com um problema: massa seca e esfarelenta. Agora então, que estou usando o mínimo possível de ovos e leite, fiquei ainda mais preocupada achando que os bolos seriam todos duros e sem graça.

E é aí que entra a abobrinha, que a princípio pode parecer um ingrediente estranho, mas enriquece a massa e dá uma textura mais densa e úmida, sem deixar nenhum sabor. Pode confiar, esse bolinho tem gosto de chocolate, e só.

Para substituir o ovo, eu usei uma misturinha de chia e água que chamo de “ovo vegetal”, é só bater a chia no liquidificador até obter uma farinha. Depois coloque em um potinho 1 colher de sopa rasa da farinha de chia e 2 colheres de sopa de água, misture e deixe descansar um pouco até ficar com consistência de clara de ovo. Esse preparado equivale a um ovo, aqui nessa receita vamos usar 3. Olha que fácil:

012

Bolinho vegano de cacau e abobrinha – sem glúten

ingredientes para 12 bolinhos:

140g de farinha de arroz integral

50g de polvilho doce

50g de amido de milho

40g de cacau em pó

100g de chocolate meio amargo triturado no liquidificador ou no processador – verifique a embalagem para ter certeza de que é sem glúten e sem lactose

100g de açúcar demerara

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 pitada de sal

80g de óleo de coco – se estiver solidificado, aqueça até ficar líquido

2 xícaras (chá) de abobrinha ralada com casca – use o ralador mais fino

3 ovos vegetais

meia xícara de água

Faz assim:

Pre-aqueça o forno a 180 graus. Coloque as forminhas de papel nas cavidades da fôrma. Em uma vasilha misture os secos, menos o açúcar. Em outra tigela coloque o açúcar e o óleo de coco, mexa bem com um fouet ou com espátula, junte à essa mistura os 3 ovos vegetais, misture mais uma vez e reserve. Em uma tigela grande coloque a abobrinha ralada e adicione à ela metade da mistura de secos. Mexa com uma colher, tentando deixar os pedaços de abobrinhas envoltos pela farinha, sem fazer pelotas. Agora coloque o restante dos secos, os líquidos e a meia xícara de água. Misture bem e em seguida coloque colheradas da massa nas forminhas de papel. Leve ao forno por aproximadamente 25 minutos, ou até que, enfiando um palito nos bolinhos, ele saia seco. Retire do forno, passe um café e aproveite 🙂

004

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s