Sozinho não muda nada

chuchu

Quando decidi parar de comer animais eu previa que muita coisa iria mudar, sabia que ia gastar mais tempo organizando e preparando as refeições, que teria de recusar alguns pratos, achava que iria responder algumas perguntas, mas não fazia ideia de como a minha percepção em relação à vida iria se transformar.

Fiz minha escolha baseada em 3 fatores: a preservação do meio ambiente, saúde e respeito aos animais, exatamente nessa ordem. A última coisa com a qual me preocupei foi a causa animal, mas assim que tomei consciência da crueldade que existe na indústria da carne, não só no abate como também em todo o processo de criação, eu fiquei chocada e ainda mais determinada.

E então, nesse curto período de tempo, parei pra refletir muitas vezes sobre o caminho que estava seguindo, e apesar de ter certeza de que essa é a melhor escolha, algumas vezes me perguntei se, sozinha, faria alguma diferença no mundo.

Sempre soube que a gente precisa respeitar as próprias ideias, valorizar o instinto e nos deixar guiar por aquilo que acreditamos, mas confesso que me senti um pouco desamparada quando constatei que não tenho nenhum amigo ou parente que compartilhe da mesma opinião em relação ao consumo de carne.

Até um Domingo desses em que fui almoçar na casa de um tio. Cheguei lá e antes mesmo de pegar um picles pra mastigar fui informada de que haveria um prato vegetariano feito especialmente pra mim. Fiquei super feliz e agradecida, mas quando vi a panqueca servida minha surpresa foi ainda maior: o prato não era só meu, e sim pra todo mundo.

Fiz meu prato cheia de gratidão e quando comecei a comer me dei conta de que a minha decisão, tão individual e pessoal, têm impactado muitas outras pessoas. Ali, naquele almoço de família, uma travessa de carne a menos foi servida, e isso encheu meu coração de alegria satisfação.

Esse argumento de que “sozinho você não muda nada”, “só você não faz diferença”, “não adianta nada só você parar”, é uma das formas mais covardes de desencorajar pessoas. Primeiro porque é usado por quem não consegue sair de onde está. Depois porque é, evidentemente, uma mentira.

Sim, você é capaz de mudar o mundo sozinho. E logo mais, ali na frente, vai perceber que está bem acompanhado. Sempre.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s