Chocolate, baunilha e amor

torta_raw_3

Pode levantar as mãos pro céu e agradecer porque existe sobremesa vegana incrivelmente deliciosa e linda! E é mais que isso, além de não conter nenhum ingrediente de origem animal, esse doce é também muito saudável, só tem ingredientes naturais e você não vai abrir uma única lata durante toda a preparação.

Vou te contar uma coisa, eu toquei uma confeitaria artesanal por mais de dois anos, e mesmo tentando ser criativa, sempre que precisava preparar uma sobremesa, incluía nela leite condensado, creme de leite ou ovos. Todas as vezes.

Por isso ontem, quando finalizei essa torta aí, fiquei sentindo que ainda tenho muito caminho pela frente. A cozinha e os ingredientes são fontes inesgotáveis de possibilidades, e foi só depois da dieta vegetariana que consegui abrir meus olhos e enxergar com clareza essa verdade: a gente come e consome sem pensar.

Bom, mas chega de conversa e vamos pra receita. Eu me inspirei em muitos doces que vi nos blogs gringos de comida vegana e crua, mas no fim decidi criar a coisa toda do meu jeito, com os ingredientes que tinha aqui em casa. E ficou assim:

torta_raw

Torta vegana de chocolate e baunilha 

Você vai precisar de uma fôrma com aro removível de 17cm de diâmetro. Se a sua fôrma foi maior, recomendo dobrar a receita. Antes de começar, deixe de molho a castanha de caju, ela precisa hidratar por no mínimo 4 horas antes de ser usada.

Ingredientes da base:

1/3 de xícara (chá) de amêndoas sem sal

1/3 de xícara (chá) de castanha do pará

6 ameixas secas, sem caroço

1 colher (sopa) de açúcar de coco

Coloque os ingredientes no liquidificador ou em um processador potente e bata até obter uma massa grudenta. Espalhe essa massa no fundo da fôrma, pressionando com os dedos pra que fique bem compacta. Tente deixar as laterais um pouquinho mais alta que o meio. Leve para o congelador enquanto faz os recheios.

recheio de baunilha:

1/2 xícara (chá) de castanha de caju crua, sem sal, deixada de molho por 4 horas

2 colheres (sopa) de melado

sementes de uma fava de baunilha – também pode 1 colher de café de extrato de baunilha

1/2 xícara de creme de coco – fiz o leite de coco caseiro, deixei na geladeira alguns minutos, e então usei só aquela parte bem cremosa que fica por cima.

1 colher (sopa) de óleo de coco líquido

Escorra a castanha, dispense a água, e junte todos os ingredientes no liquidificador. Bata por uns 3 minutos, até obter um creme liso e homogêneo. Retire a fôrma do congelador e coloque esse creme por cima da base. Leve pro congelador novamente.

recheio de chocolate:

1 abacate grande e maduro

4 colheres (sopa) de cacau 100%

3 colheres (sopa) de melado

1 colher (sopa) de chia

leite de coco caseiro

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, menos o leite de coco. Bata pulsando, o quanto conseguir. Se tiver muito difícil, vá adicionando um pouco de leite de coco, mas não use mais do que meia xícara, a ideia é deixar o creme bem consistente, parecendo um mousse. Quando estiver homogêneo, retire a forma do congelador e espalhe o creme de chocolate por cima da camada de baunilha. Deixe no congelador novamente, por mais ou menos 30 minutos. Se deixar por mais tempo, a torta vai ficar bem dura, aí é preciso colocá-la na geladeira, uns 30 minutos antes de servir, pra que volte a ficar macia.

torta_raw_2

Bombons de cacau e óleo de coco

Para decorar, fiz esses bombons e usei algumas castanhas de caju. Se quiser ter menos trabalho, faça apenas a calda e espalhe por cima da torta.

Calda de chocolate

1/3 de xícara (chá) de óleo de coco

1/3 de xícara (chá) de cacau em pó

3 colheres (sopa) de melado

Coloque o óleo de coco em uma panela e leve ao fogo até derreter. Quando estiver líquido, abaixe o fogo, adicione o cacau e o melado e misture bem, assim que estiver homogêneo, desligue o fogo. Coloque essa calda em forminhas de bombom – a minha é rígida e foi super difícil desenformar, acredito que naquelas de silicone fica bem mais fácil – recheie com manteiga de amendoim, coco ou faça maciço mesmo, despeje mais calda pra cobrir o recheio e leve pra geladeira até solidificar. Depois é só colocar por cima da tora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s